MATÉRIA – DIÁRIO DO GRANDE ABC – 22/10/2005

Water Pilates Traz benefícios ao corpo

Baseado nos movimentos do Pilates tradicional, criado na Alemanha e feito no solo com aparelhos, o Water Pilates chegou ao Brasil há poucos meses seguindo a mesma proposta dos conceitos que deram origem à técnica, que concentra a força do trabalho no abdome, aliviando a sobrecarga das costas. Os exercícios melhoram a flexibilidade, desenvolvem a consciência corporal, a força muscular e a amplitude dos movimentos e, quando realizados na água, têm ainda menos impacto articular.

Assim como ocorre no método tradicional, na água o aluno também deve manter o abdome contraído e a coluna ereta. Os exercícios são realizados em águas rasas, com diversas variações de pontos de apoio – tanto na parede da piscina como em flutuadores (espaguetes) – e podem ser adaptados, dependendo do nível de condicionamento físico do praticante. O Water Pilates é indicado para tratamentos de fibromialgia, hérnia de disco, escoliose, lesões ortopédicas, artrite reumatóide e déficit de equilíbrio, entre outros problemas.

Por combinar movimentos eficientes, a técnica favorece a estabilidade corporal, fortalece os músculos globais profundos e estabiliza a coluna vertebral, além de melhorar a respiração.

 

Profissionais

No Brasil existem cerca de 50 profissionais habilitados para aplicar os exercícios de Water Pilates e, no Grande ABC, a Clínica Ceccato, conveniada ao Clube, aplica a técnica.

 

Dra. Cristiane Ceccato

CREFITO: 20677

Especializada em RPG com Phillip Souchard

Especializada no método Bobath Neuroevolutiva

Especializada em Hidroterapia - Credenciada em Londres, formação em Bad Ragaz Watsu, Water Pilates, Halliwick e Feldenkrais

GDS – Cadeias Musculares (França)

Membro da Associação Internacional de Escoliose

Studio Pilates - Credenciada Meta Corpus

Sessões

As sessões duram cerca de 40 minutos.

A Clínica Ceccato, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30.