06 maio Fisioterapia Respiratória: Procedimentos e técnicas utilizados
A fisioterapia é um dos assuntos que podem não ser comentados frequentemente, o motivo para isso é que algumas pessoas ainda não acreditam que o método é funcional e podem possuir algumas ideias e comentários, como: “perda de tempo”, “falsas esperanças” e em alguns casos “um dinheiro perdido”.
Por esse motivo, queremos mostrar o quanto essas ideias e comentários não são verdadeiros, superestimados e o quanto a fisioterapia pode ser um grande auxiliador em sua recuperação. Para darmos início, diremos sobre a seguinte fisioterapia: a respiratória.
A fisioterapia respiratória tem como função tratar e prevenir disfunções respiratórias – sejam elas: asma, sinusite, rinite alérgica, bronquite crônica e entre outros – para que dessa forma, possa ser retirado o desconforto regular e a qualidade de vida melhore. A mesma é indicada para todas as idades, tratando tanto casos crônicos quanto em situações imediatas – como rinite e sinusite;
Para o método ser colocado em prática é necessário um laudo médico e a observação de cada necessidade do paciente para ser desenvolvido o tratamento certo correspondente a esses quesitos.
Quais técnicas podem ser usadas na Fisioterapia Respiratória?
1. Exercícios para respiração
Apenas de ler o nome desse tópico, você deve ter se perguntado como algo simples igual os exercícios podem auxiliar nessa complicação. Por mais inacreditável que seja, é fundamental exercícios para a recuperação respiratória – especialmente para aquele que sofreram ou sofrem de pneumonia e acumulação de secreção pulmonar logo em seguida de uma cirurgia;
Para cada paciente, existe uma análise a se fazer, por esse motivo, não é ideal dizer um exercício que pode ser realizado neste método, já que dependerá muito de cada necessidade do paciente, como o grau de gravidade que ele está, o quanto ele pode aguentar em certos exercícios, e por aí em diante.
Porém, um dos mais comum e usados frequentemente é:
- Terapia com pressão positiva; onde o paciente será submetido a um exercício onde terá que manter o pulmão dilatado.
2. Higiene para Bronquite
Alguns pacientes podem ter uma tosse e uma secreção pulmonar constante, onde pode claramente se tornar um incômodo diário, e para uma solução maior o mais indicado é uma higiene brônquica. Onde ocorrerá limpeza utilizando:
- Manobras manuais; será utilizada técnicas para tosse assistida, vibrocompressão e percussão.
- Drenagem postural; será onde o paciente ficará em uma posição para utilizar a gravidade e ter uma drenagem da secreção
- Expiração com uma pressão positiva; será utilizado equipamentos para trazer uma pressão expiratória e eliminar a secreção de uma forma prática;
Conclusão:
Além de métodos como esses, equipamentos com filtro eletrostático, filtro hepa plissado, e entre outros são um grande parceiro para que o tratamento seja concretizado de forma eficaz e traga o que todo paciente deseja: uma melhor qualidade de vida.
Tanto a fisioterapia respiratória quanto os outros tipos de fisioterapia, podem sim, reduzir suas dores através de sessões com profissionais que estão focados em trazer uma melhoria em sua saúde. O segredo para que tudo isso venha dar certo é a paciência e a dedicação em cada passo que for dado junto com o fisioterapeuta.
Em seus 26 anos no mercado, a Clínica Ceccato vem entregando o melhor serviço e a esperança de entregar uma melhoria na saúde de cada paciente que nos procuram. Faça parte do nosso time e tenha sua rotina com energia e a qualidade que merece!