08 ago Reabilitação neurológica infantil BOBATH
Neurológica
Antes de entrarmos na etapa infantil precisamos entender pelo menos o básico da parte neurológica, que é a especialidade médica que trata de pessoas com distúrbios e desordens do sistema nervoso.
O distúrbio geralmente ocorre quando há alguma anormalidade no cérebro, nos nervos, na medula espinhal ou nas terminações nervosas. No entanto, alguns pacientes geralmente apresentam problemas de equilíbrio, movimento ou função cerebral, dependendo da doença.
É bom ter em mente que não há idade certa para isso ocorrer, mas há alguns indícios que podem prevenir ou até mesmo diminuir a intensidade e quando falamos da faixa etária infantil não é diferente.
Parte infantil
Caso seja levada para a parte infantil podemos incluir alguns traços onde pode ser aplicada a reabilitação, há inúmeros casos, como a hiperatividade, transtornos de aprendizagem, déficit de atenção, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, transtorno no desenvolvimento da fluência verbal, linguagem, raciocínio lógico, déficit de memória entre outros que seguem os parâmetros de dependência do cérebro num todo.
A reabilitação é bem específica dependendo das vertentes da deficiência em si, no entanto para cada caso um tratamento à parte. Na maioria das vezes as crianças tendem a inúmeros trejeitos que indicam se tem algo atualmente, é o que ela pode ter futuramente, por isso é importante os responsáveis sempre estarem atentos a cada ação de suas crianças, seja em situações pontuais ou no dia a dia, o acompanhamento pode prever algo que piore.
Reabilitação infantil
A reabilitação envolve práticas e ações que otimizam alguma deficiência e que com repetições e métodos específicos, o que era complicado de executar se torna automático, porém, isso vária de tempo em tempo e do problema.
Em crianças isso se torna mais interativo, pois a atenção delas não estão formalizadas nem consciência do que realizar ou não, por um lado é ótimo, elas absorvem muito mais rápido do que uma pessoa adulta assim por dizer.
Reabilitação neurológica infantil BOBATH
O conceito foi criado por um casal alemão chamado Karel e Berta Bobath, nos anos 30, e esta ação consiste em um método neuro evolutivo.
No método de Bobath a criança, no caso o paciente em questão, aprende a percepção de movimentos, porém, não o movimento em si. A intenção é simplificar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais do “dia a dia”. O método é indicado para todas as idades, dentro disso não há restrições, no entanto, é mais comum de ser aplicado em bebês com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e em idosos com desordens neurológicas.
A técnica de reabilitação Bobath é voltada a neuromuscular que aplica diversos reflexos e estimula as partes sensitivas para inibir e fomentar uma resposta motora, incessantemente mantendo os princípios da regularização da experimentação de uma atividade motora ou de um controle estático padrão. Com isso, o subconsciente deixa implícito quais ações o corpo deve seguir e assim sucessivamente. E sempre correspondendo ao tônus.
Conclusão:
O método utilizado em milhares de tratamentos consegue reverter ou implementar a normalidade de qualquer atividade anormal, tendo o tratamento cíclico a recuperação se torna mais rápida e mais objetiva.