Como saber se você precisa de um psicólogo?

Como saber se você precisa de um psicólogo?

“É coisa de louco”, uma das frases comuns que quase todo paciente que já tenha consultado um psicólogo escutou durante seu processo de encontrar o equilíbrio em si mesmo.

 

Não é novidade que consultadas ao psicólogo levam um preconceito consigo, considerado algo que deve ser aplicado apenas em “pessoas loucas” e aquelas que “não tem com o que gastar seu dinheiro”, levando com que outras pessoas não consultem um profissional, apenas por medo do que outros indivíduos venham falar sobre sua atitude.

 

Se a sua pergunta é saber quando consultar um psicólogo, a resposta é simples: todos precisam. Consultar um profissional da área da psicologia vai muito além do que apenas cuidar da mente, mas adquirir um equilíbrio em nossa vida e poder resolver nossos problemas simplificadamente.

 

Para explicar da melhor forma, separamos alguns resultados de quando escolhemos ir ao psicólogo:

Resolver questões de dependência

É possível que um paciente possua uma dependência emocional que nem ele mesmo percebeu, uma das questões que podem ser observadas durante a análise da consulta e ser tratada aos poucos, podendo “quebrar” esse elo que a faz tão mal.

 

Isso é possível através de tempo e exercícios que estimulam a ter uma independência ainda maior em cada consulta.

 

Autoconfiança

Mudanças podem ser um dos grandes medos de pessoas com dificuldade em adaptação, seja no trabalho ou na mudança da cidade. O medo as leva ao bloqueio de criar novos laços e memórias, dificultando o seu dia a dia e o ciclo da sua vida.

 

Será com um profissional que o paciente entenderá como lidar com cada mudança e como estar preparado para aquelas que serão repentinamente.

 

Enfrentar medos

Questões do passado, medos que não foram resolvidos e aqueles que podem acontecer é um dos problemas que pacientes acabam levando para as consultas e nem ao menos percebem o quanto isso pode afetar seu desenho durante o dia.

 

Por esse motivo, a inteligência e maturidade emocional é uma das questões positivas que trazem resultados com um psicólogo.

 

Lidar com sentimentos

Um bloqueio emocional pode ser causado por perdas em uma vida, sejam elas lutam, separação ou entre outros sentimentos.

 

Sentimentos esses sendo difíceis de serem lidados, deixando marcas emocionais e dificultando com que muitas pessoas saibam como superar e lidar com essas perdas.

 

Em uma consulta com o psicólogo, isso pode ir muito mais a fundo sabendo como conviver melhor e estar preparado para questões como essas.

 

Criar laços saudáveis

Algumas pessoas acreditam que precisam ter um “super problema” para consultar um psicólogo, mas isso não é verdade! Como dito anteriormente, todos deveriam consultar um profissional dessa área, por mais que pareça que alguém tenha “uma vida perfeita”, todos tem seus assuntos pendentes, sabendo lidar melhor com certos sentimentos do que outros.

 

Na psicologia é possível desbloquear esses sentimentos e saber como lidar com eles. Fora isso, a simples vontade do paciente ter a vontade de conhecer a si mesmo e saber como lidar com outras pessoas, já é o suficiente para ir em uma consulta.

 

Afinal, existem algumas pessoas com uma personalidade ou jeito mais reprimido e não sabem como lidar com isso, dificultando até mesmo seu dia a dia e de criar laços saudáveis com outras pessoas.

 

Depressão, ansiedade e transtornos

Um dos assuntos mais delicados que podem ser abordados e tratados é do título acima. Infelizmente, pessoas que passam por problemas como esse, acabam levando o preconceito consigo, a própria pessoa pode não perceber ou aceitar que uma consulta ao psicólogo poderia lhe fazer tão bem.

 

Grande parte da falta dessa aceitação vem de uma cultura muito antiga criada pela nossa sociedade onde bloqueio e problemas que envolvem nossa mente não é uma doença ou uma dificuldade, mas sim um sinal de fraqueza, fazendo com que pessoas que realmente precisam de um auxílio não o procuram por medo de serem visto como fracos.

 

Para aquelas que estão sofrendo com isso, saiba que você não está sozinho e procuram um profissional que os ajudem não é sinal de fraqueza alguma, ao contrário, é dar o primeiro passo para ficar bem.

 

Psicopedagogia

O objetivo da psicopedagogia é facilitar a aprendizagem humana, também associada a fatores cognitivos, emocionais e sócio-culturais. Portanto, cada indivíduo aprende conforme suas peculiaridades com suas habilidades e competências distintas uns dos outros. O papel da psicopedagogia é descobrir os atributos e a melhor forma para atingir o aprendizado.

Conclusão:

Não adianta sempre termos assuntos mal resolvidos em nós mesmos, incluindo aqueles que não percebemos ser um problema, apenas por termos costumes de cometê-los.

 

Uma consulta ao psicólogo será aquele momento em que você descobrirá coisas sobre você de um ângulo totalmente diferente, fazendo você questionar não só sobre as atitudes das pessoas à sua volta, mas sobre as suas.

 

Se você está procurando profissionais que possam proporcionar o conforto e a liberdade de se conectar nas consultas e dar o primeiro passo para o autoconhecimento, a Clínica Ceccato é o lugar certo! Saiba mais sobre o que temos a oferecer através do nosso site.

OutrasNotícias

No Content Available