Covid – 19

O que é?

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

Transmissão:

Transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo através de:

– Toque do aperto de mão contaminada;
– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.

Prevenção para não internação

– Distanciamento social;
– Higienização das mãos;
– Uso de máscaras;
– Limpeza e desinfeção de ambientes;
– Isolamento de casos suspeitos, confirmados e quarentena dos contatos dos casos de covid-19;
– Vacinação, conforme orientações médicas.

Sintomas

Tem como principais (sintomas) febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos, ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Internação

Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

UTI

O paciente mais jovem tem uma chance de sobrevida maior que os idosos, ele também fica muito mais tempo em UTI do que o paciente mais velho, ocupando um leito por muito mais tempo.

Tratamento equipe multidisciplinar

Mais da metade dos pacientes internados com covid-19 que receberam alta hospitalar ainda tiveram sintomas como falta de ar, fadiga, ansiedade, depressão e dificuldade de locomoção.

O benefício de uma equipe multidisciplinar( Médico Fisiatra, Fisioterapeuta, Fono terapeuta, psicólogo, Terapeuta Ocupacional) é direcionar o melhor plano de tratamento ao paciente.