23 maio Quais são os principais efeitos da hidroterapia?
A hidroterapia, conhecida também como terapia aquática, está dando o que falar! Apesar de o método já ser conhecido na área da saúde, podemos observar que a mesma não é diferente das demais terapias e fisioterapia que apesar do seu potencial e melhorias, ainda podem ser consideradas como, “tempo perdido” entre pacientes que recebem a indicação, mas não acreditam em sua resolução e intenção. Por esse motivo, iremos explicar um pouco dos seus diversos efeitos e benefícios.
Segundo o Portal Atlântica Editora, a hidroterapia surgiu em 1700 por meio do físico alemão, Sigmund Hahn. Foi a partir das suas dores nas pernas, comichão e entre outros problemas médicos que utilizou o auxílio da água com o apoio dos seus filhos. De início a disciplina que iríamos conhecer hoje como a hidroterapia, foi definida por Wyman e Glazer como uma aplicação externa de qualquer doença.
O método é realizado de forma regular e sempre em piscinas em água aquecida entre 32 a 34ºC, para um tratamento terapêutico e consequentemente acelerar a recuperação de pacientes lesionados, artrite e entre outros.
Quais são seus benefícios?
Pelas propriedades contidas na água o paciente consegue reduzir a carga corporal pelo seu próprio peso – como em articulações e em ossos – e, em simultâneo, mantendo e garantindo a sua resistência. São em etapas como essa que podemos obter o crescimento muscular, mas sem atingi-lo e provocando lesões. Além de tudo, a água aquecida pode proporcionar um relaxamento e um conforto ainda maior para o paciente, se o mesmo se queixar de dores um dos melhores ambientes para a diminuição é a piscina.
Com a hidroterapia é possível a diminuição de problemas posturais e trazer aquela sensação de conforto e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Trazendo melhorias não só pela saúde, mas também para um melhor alinhamento postural. Entre suas outras contribuições encontram-se:
- Relaxamento muscular e alongamento
- Fortalecimento
- Coordenação motora
- Equilíbrio
- Melhoria em função respiratória
- Diminuição de dor crônica e edema.
A hidroterapia abrange todas as faixas etárias, desde bebês até idosos, então não se preocupe em procurar esse método por idade por ele abrange todas elas!
“Apesar da idade, para quais circunstâncias ela é indicada?” o método pode ser indicado para aqueles com: lesões neuromotoras, doenças vasculares, lesões ortopédicas, stress físico e emocional, gestantes, fibromialgia, artrite, artrose, hérnia de disco, pós-operatório de lesões de coluna e ortopédicas.
Conclusão:
Para cada paciente existe um resultado e um tratamento, porém, isso pode depender do esforço de cada paciente. A Clínica Ceccato prepara um programa de tratamento específico para cada paciente de acordo com o seu diagnóstico.
Sabemos o quanto o desconforto muscular pode incomodar não só idosos, mas entre todas as idades. Para aqueles que não acreditam no poder e funcionalidade da hidroterapia, por que não ao menos tentar? Porém, não se esqueça que para cada processo existe um determinado tempo, ainda mais se for relacionado a sua saúde.
A Clínica Ceccato está disposta em trazer a melhor qualidade de vida para os nossos pacientes, com equipamentos, ambientes e profissionais especializados para cada circunstância.
Ainda não se convenceu? Então, descubra sobre os nossos outros temas abordados em nosso blog e fique por dentro de tudo!