17 jun Qual o efeito da Ozonioterapia no corpo humano?
A terapia conhecida como Ozonioterapia ou Ozônio, é uma técnica alternativa para aqueles que sofrem com dores crônicas, procedimentos estéticos que levaram a uma flacidez na pele, autoimunes, esclerose múltipla, artrite reumatoide, fibromialgia, neurológicas e ortopédicas.
Essa terapia surgiu no ano de 1935, pelas mãos do renomado cirurgião e professor australiano Erwin Payr. Apesar de a técnica ter surgido há quase 90 anos, não é tão disseminada como deveria e tratada por muitas pessoas como uma “novidade” na área da fisioterapia.
O fato do procedimento não ser do interesse ou sequer conhecido por algumas pessoas, fez com que a Clínica Ceccato separasse algumas informações que você precisa saber sobre a Ozonioterapia e, quem sabe, até mesmo descobrir que essa opção de tratamento pode ser a solução dos seus problemas.
- Tempo de duração
Cada paciente / corpo possui um tempo de adaptação diferente do outro, ou seja, a partir disso entendemos que cada indivíduo possui um tempo para se adaptar, mas tudo isso vai ao encontro do compromisso com o tratamento que foi passado e a responsabilidade de seguir tudo à risca / rigorosamente. Temos bons exemplos de atletas de alto rendimento que atingiram bons resultados com apenas 2 sessões de Ozonioterapia e de pacientes que ficaram LIVRES de dores crônicas neuromusculares em apenas 4 sessões.
É importante pontuar que não é só a Ozonioterapia que gera bons resultados, outros procedimentos também são efetivos – quando aplicados por profissionais confiáveis e habilitados para tal função – a sua saúde importa e deve ser tratada com toda prioridade.
- Principais benefícios
Além dos benefícios que pontuaremos abaixo, esteja ciente que esse tratamento é indicado no combate à dor crônica.
- Liberação de fatores de crescimento ou regeneração;
- Efeito germicida (bactericida, fungicida e viricida);
- Regulação do metabolismo e das funções hepática, renal e tireoidiana;
- Estímulo da síntese de enzimas antioxidantes intracelulares;
- Melhora da liberação de oxigênio nos tecidos, além da reologia;
- Modulação da cascata inflamatória.
- Liberação de óxido nítrico (vasodilatação);
- Modulação do sistema imunológico;
- Otimização da drenagem linfática;
- Efeito lipolítico;
- Contra indicações
Uma das principais contradições desta terapia é a deficiência da enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD), conhecida também por FAVISMO, além de não ser indicado para pessoas com as seguintes características:
- Mulheres grávidas;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Hipotireoidismo;
- Trombocitopenia;
Esse procedimento melhora a oxigenação dos tecidos, aumentando a resposta do sistema imunológico, o que pode gerar um risco para a saúde dessas pessoas devido ao grande fluxo sanguíneo (em resposta ao tratamento).
- Como é feito?
Algumas técnicas diferentes são englobadas nessa terapia, podendo ser realizada tanto por médicos quanto por enfermeiros. Para um melhor entendimento, separamos três exemplos feitos nesse procedimento, elas são compostas por:
- Auto-hemotransfusão: é uma prática terapêutica onde será retirado uma extração de sangue, que por sua vez será misturada com o ozônio e logo em seguida aplicada novamente no paciente pela via intravenosa.
- Insuflação retal: nessa técnica é usado um dispositivo para sobrar o ozônio e oxigênio através de um caractere no intestino.
- Injeção de ozônio: existem duas possibilidades nessa técnica, a primeira é quando pode ser feito por via intravenosa – sendo direta na veia – ou pela intramuscular e até mesmo em discos vertebrais.
É importante lembrar que o tratamento DEVE seguir uma indicação médica, pode ser utilizado tanto as opções acima quanto outras, como banho de gás e aplicação cutânea.
Conclusão:
A Ozonioterapia, como outras técnicas, tem o objetivo de trazer uma melhor qualidade de vida através de “poucas” sessões. Entretanto, é necessário um laudo médico e um ambiente confiável para prosseguir com a técnica.
A Clínica Ceccato está disposta a entregar o melhor para a saúde, com os profissionais renomados na área, tudo pensado à risca para proporcionar bem-estar e saúde; deixe que da sua saúde cuidamos.