RPG | A Reeducação Postural Global no tratamento da escoliose
A escoliose não é uma doença, é sim uma alteração na coluna vertebral capaz de gerar inúmeros problemas físicos à população.
Ela está relacionada a vícios posturais inadequados, exacerbados pela dor e pelos desvios laterais da coluna vertebral.
Quando uma pessoa apresenta dores constantes como enxaqueca, dor na coluna cervical, nos ombros, nas costas, na região lombar ou nas pernas é importante realizar uma avaliação física de RPG. Dessa forma, pode-se verificar exatamente a causa e o local da dor, evitando-se que ela se agrave e se torne crônica.
A má postura, aliada a condições inadequadas no trabalho, causa assimetrias corporais e conseqüentemente escoliose. Isso ocorre principalmente com pessoas que utilizam a digitação (computador), ou que permanecem mais de três horas numa mesma postura como dentistas, arquitetos e crianças em fase escolar que sentam mal-posicionadas.
É importante a avaliação feita por um fisioterapeuta especializado, para analisar e corrigir a coluna vertebral e a postura, pois ele dá orientações que proporcionarão uma melhor qualidade de vida diária.
Na Clínica Ceccato, a incidência de adolescentes com escoliose é muito alta (80%), por não serem orientados adequadamente quanto ao peso ideal da mochila escolar, que geralmente está além do peso corporal do adolescente.
Isso gera dores compensatórias no ombro, quadril e joelhos, que resultam em uma escoliose grave. Orientamos os pais a verificarem o peso corporal do filho numa balança. O peso ideal da mochila deve ser de 5% do peso corporal.
Para adultos, nos casos de dores crônicas, recomendo a realização de uma avaliação postural (RPG), para que possam ser orientados quando a exercícios de alongamentos musculares específicos, não permitindo que a coluna vertebral sofra alterações mais graves como artrose, hérnia de disco, compressão ciática, lombalgia e fibromialgia. Essas alterações devem ser tratadas imediatamente, evitando-se procedimento cirúrgico.