Conheça o Método Kinesio Taping

Conheça o Método Kinesio Taping

Nunca te contaram a verdadeira eficácia desse método! Kinesio Taping é uma técnica que nos permite tratar a raiz da dor, não apenas os sintomas. Esse método pode ser usado para qualquer coisa, desde dores musculares até problemas nas articulações.

Foi desenvolvido no Japão pelo Dr. Kenzo Kase em 1979. Foi projetado para fornecer suporte e estabilidade sem restringir a amplitude de movimento ou circulação do corpo.

“Mas como uma coisa tão delicada, igual uma “fita” pode ser tão eficaz?”

O KTM permite uma gama completa de movimentos. Ela não afeta negativamente a circulação, já que não há envolvimento, portanto, qualquer impedimento do fluxo sanguíneo. KTM é uma modalidade “light”.

Em aplicações de reabilitação, trabalha continuamente, de modo que cada tratamento pode continuar por 2 ou 3 dias; é como ter mãos terapêuticas na área para cura em tempo integral.

Para exemplificar: quando você bate uma parte do corpo, qual é a primeira resposta impensada? Você esfrega nela. Isso funciona e você automaticamente se sente “melhor”.

Quando colocamos o método KTM em ação, essa duração de tempo onde o cérebro manda a mensagem de dor para o corpo, que acontecerá toda a “magia”, pois é quando o momento “Gate Control Theory” ocorre. Fazendo fechar o “gate” em receptores de dores, diminuindo automaticamente a dor por um tempo.

Foi a partir dessa observação que o Dr. Kase baseia suas técnicas em três principais conceitos: movimento, espaço e resfriamento.

Quando os músculos estão doloridos / inflamados necessitam de espaço. Quando a KTM é aplicada, acontece um espaço que além de ser funcional por si só, também auxilia em criar uma melhor oportunidade para movimentos e circulações. Esses mesmos espaços e movimentos permitem o resfriamento dos músculos afetados.

Ao direcionar diferentes receptores dentro do sistema somatosensorial, a KTM alivia a dor e facilita a drenagem linfática por elevação microscópica da pele. Este levantamento afeta as circunvoluções da pele, aumentando assim o espaço intersticial, permitindo uma diminuição na inflamação das áreas afetadas.

Existem duas formas de aplicagens básicas com o KTM, ambas com a bandagem muscular:

  • É aplicada para o uso excessivo, lesões agudas e para a reabilitação. Nesses casos, a fita é aplicada da Inserção para Origem.
  • É aplicada para auxiliar a função muscular e para tratar doenças crônicas. Nesses casos, a fita mais indicada é da Origem para a Inserção.

Todas elas são utilizadas para equilibrar os músculos e trazê-los até o nível funcional.

Existem diferentes técnicas que auxiliam nos procedimentos de correção. Lidando também com outras causas específicas.

É importante lembrar que todo procedimento é um caso, portanto, cada um exige seu laudo médico.

Conclusão:

Antes de iniciar o método KTM é exigido testes de força muscular, amplitude de movimento, avaliação da marcha, e quaisquer outros testes ortopédicos especiais que o médico julgue necessário.

Não é mágica, o KTM é uma prática que ajuda a circulação e movimentos por todo corpo, aliviando as dores e ajudando que o paciente possa ter uma melhor qualidade de voce.

Se você tem curiosidade para saber mais desse método incrível, entre em contato conosco!

Tem alguma duvida ou quer receber as novidades do nosso Blog? Preencha o formulário abaixo:

    OutrasNotícias