31 jan De 7% a 30% das crianças e adolescentes sofrem com ansiedade
O mundo não passou por momentos fáceis nesses últimos 2 anos. Em uma pandemia global, pessoas, amigos e famílias foram afetados pela covid-19 que cada vez mais atacava suas vítimas, causando um verdadeiro caos. Para aqueles que permaneciam em casa, se assegurando, algumas consequências, como a ansiedade, foram causadas não só por adultos, como crianças e adolescentes.
E o que era para ser apenas um isolamento por algumas semanas, se tornou meses, deixando nossas crianças restritas de várias atividades que antes eram consideradas normais, fazendo com que elas se sentissem cada vez mais sozinha. Alguns pais, por mais que percebessem sinais diferentes nos comportamentos dos filhos, ainda não sabiam como poderiam ajudar em uma situação tão delicada como essa. Mas sempre existe uma forma de se expressar e mostrar que seu filho não está sozinho.
E um dos primeiros passos para mostrar apoio ao seu filho é incentivando que ele consulte um profissional que saiba exatamente como ajudar com o turbilhão de sentimentos que está passando.
É sempre importante lembrar que psicólogo não é perda de tempo, não é para “jogar papo fora”, mas sim, para auxiliar em lidar com os desafios do dia a dia. Por isso, antes de tudo, fique em alerta a alguns sinais que o seu filho pode estar dando, como, por exemplo:
Mudanças de hábitos alimentares
A mudança repentina nos hábitos alimentares é um dos grandes motivos que comprometem o desenvolvimento em um todo dos nossos pequenos.
Caso a criança se recuse a comer em seus horários certos e alguns tipos de alimentos com frequência, pode ser um sinal de que o seu corpo está desregulado e precisa de uma atenção a mais.
Isolamento social
O constante isolamento é um dos principais sinais visíveis que prejudicam a socialização da criança.
A ansiedade deixa os pequenos nervosos e irritados, fazendo com que eles tenham dificuldade até mesmo de falar com pessoas próximas a ele.
Pesadelos constantes
Por causa do frequente sentimento de nervosismo, medo e paranoia, é esperado que a ansiedade infantil traga aos nossos pequenos os pesadelos constantes.
Isso pode afetar diretamente no descanso e sono do seu filho, gerando ainda mais o agravamento dos problemas e suas dificuldades em se expressar.
Fobias
A ansiedade pode trazer diferentes fobias para as vítimas. Sendo um transtorno caracterizado pelo medo de um lugar, objeto, situação, atividade e entre diferentes circunstâncias.
Problemas digestivos
Outro sinal de alerta são os problemas digestivos. Por causa do distúrbio que por sua vez altera as funções gastrointestinais pelo sistema nervoso.
Existem alguns casos mais sérios que os pequenos podem chegar a sofrer com gastrites, refluxo, úlceras e síndrome do intestino irritável.
São apenas esses sinais que meu filho pode demonstrar?
Não, cada paciente é um paciente, o que quer dizer que cada pessoa passa por situações diferentes e tende a ter reações diferentes. É por isso que passar por um especialista é tão importante. Pois, ele guiará seu filho em se expressar e ter uma melhor qualidade de vida, lidando com os desafios do dia a dia.
Aqui na Clínica Ceccato, temos especialistas de Psicopedagogia, onde o objetivo da área é facilitar a aprendizagem humana, também associada a fatores cognitivos, emocionais e sócio-culturais. Entendemos que cada indivíduo aprende conforme suas peculiaridades e tem suas habilidades e competências distintas uns dos outros. O papel da psicopedagogia é descobrir os atributos e a melhor forma para atingir o aprendizado.
Conclusão:
Não espere para incentivar seu filho a procurar um especialista, não subestime achando que tudo isso que está acontecendo passará. Se o seu pequeno precisa de ajuda, ajude-o.
Ajuda sempre é bem-vinda, ainda mais quando vem de quem a gente ama. Cuidar do próximo, apoiar que a saúde e bem-estar dele (a) sempre esteja em primeiro lugar, é o verdadeiro ato de amor.
Deixe que a nossa equipe ajude você, proporcionando a melhor qualidade de vida que você e sua família merecem. Estamos aqui para cuidar e garantir sua felicidade!
Tem alguma duvida ou quer receber as novidades do nosso Blog? Preencha o formulário abaixo:
OutrasNotícias
De 7% a 30% das crianças e adolescentes sofrem com ansiedade
A técnica de reabilitação Bobath é voltada a neuromuscular que aplica diversos reflexos e estimula as partes sensitivas para inibir...
A drenagem linfática realmente emagrece?
A técnica de reabilitação Bobath é voltada a neuromuscular que aplica diversos reflexos e estimula as partes sensitivas para inibir...
Tudo o que você precisa saber sobre a integração neurossensorial
A técnica de reabilitação Bobath é voltada a neuromuscular que aplica diversos reflexos e estimula as partes sensitivas para inibir...